quinta-feira, novembro 29

ESPIRAL DE ERVAS

Nessa semana, numa graciosa manhã, construímos um espiral de ervas, compondo com a horta orgânica, o início de nossa estação educativa de permacultura

O formato espiralado é um padrão freqüente na natureza, encontrado desde as pequenas conchas e até mesmo nas constelações. As espirais respeitam as curvas naturais, são muito decorativas. Elas inserem-se harmoniosamente nos jardins, integrando as pessoas com o meio-ambiente.

Um espiral de ervas é uma estrutura vertical na qual aproveitamos as variadas condições de exposição (ao sol, luz, umidade, frio e calor, etc.) para plantar ervas das mais diversas espécies.

Espiral de ervas é um elemento simples e bem representativo de alguns princípios da natureza .

Sua forma é inspirada pelo padrão natural de espiral é composta das características de:

  • diversidade, por utilizar consórcio de espécies; 
  • efeito de bordas, que otimiza o espaço, criando mais vida;
Permite também compreender alguns aspectos de drenagem e micro climas - soma das condições ambientais em lugar específico. (Fonte: Site Feira Novo Encanto)

É uma atividade pedagógica interessante, que conta com a parceria do Profº Valdério e da Profª Olga, que após a introdução sobre padrões da natureza, confeccionou com os alunos mandalas explorando esse conhecimento.

Contamos também com a orientação da permacultora e graduanda em Pedagogia na UnB Taynara, reforçando nossa parceria com a comunidade universitária.

O espiral de ervas é um elemento permanente na estação para o desenvolvimento de outras atividades. Nele podemos explorar o manejo, as propriedades das ervas, a percepção das formas e ritmos da natureza, com sua dinâmica, cheiros e texturas, integrando-o com o planejamento de cada componente curricular.

Aqui ficam registrados alguns momentos desse trabalho, permeado pelas cores e formas, capturados pelos alunos em suas mandalas.

Grata aos professores e aos alunos pelo envolvimento e dedicação.


0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP