sábado, dezembro 28

PROJETO ESCOLA PARQUE SUSTENTÁVEL

“A sustentabilidade que defendemos refere-se ao próprio sentido do que somos, de onde viemos e para onde vamos, como seres do sentido e doadores de sentido a tudo o que nos cerca” (Moacir Gadotti)

  
 
 Foto: Mariane Silva 5ª série - Oficina de Fotografia

A Escola Parque 210/211 Norte é uma Unidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal, vinculada à DRE do Plano Piloto/Cruzeiro. É embasada na concepção pedagógica do educador Anísio Teixeira, cujo ideário pedagógico é tombado como Patrimônio Público. Foi concebida no projeto original de Brasília que contemplava a totalidade do sistema educacional, da Educação Infantil à Universidade, integrada ao projeto urbanístico da cidade. Complementa a matriz curricular das Escolas Classes e tem como missão promover o desenvolvimento integral do cidadão, sensibilizado-o por meio das artes e da Educação Física.

 HISTÓRICO

O Projeto surge do olhar atento da comunidade escolar que vê com apreensão fatos desarmônicos manifestos na sua convivência cotidiana, dentre eles casos de conflitos entre alunos, atitudes de discriminação (Bulling) e desrespeito ao patrimônio da escola. Observa-se, também em alguns  alunos, problemas de ordem individual, como baixa auto-estima, desconexão com sua identidade cultural e distanciamento dos valores humanos.

Motivada por esta inquietação, a escola vem pesquisando e debatendo no espaço de coordenação pedagógica os possíveis fatores causadores desses fenômenos e, ano após ano, contempla a cultura de paz em seu seus projetos pedagógicos, abordando os temas Identidade, Memória e Formação do Povo Brasileiro. No ano de 2008 adotou o tema Ecologia Humana e encontrou como possíveis elementos de desagregação a lógica utilitária na qual a sociedade se encontra mergulhada, o que traz como conseqüência a falta de conexão com o meio ambiente e o distanciamento entre as pessoas, num contexto onde a sensibilidade se perdeu e as pessoas deixaram de lado valores essenciais à vida humana, como a amizade, o respeito, a solidariedade, o companheirismo, a cooperação e a paz.

Desse tema nasce a proposta de Escola Parque Sustentável, adotada no Plano de Ação da Equipe Gestora, eleita a partir do ano de 2009 e expresso em seu Projeto Politico Pedagógico, que elege o Tema “A Casa” como tema articulador.

OBJETIVO:

Promover a construção de um projeto de Escola Sustentável, que eduque para o cuidado consigo, para com o outro e para com o Planeta.

O PROJETO:

O Projeto Escola Parque Sustentável é desenvolvido pela Escola Parque 210/211 Norte e parte da idéia de uma escola que adota em suas ações os princípios da equidade social, a conservação do meio-ambiente e a cultura de paz, trazendo a ética do “cuidado” como meio de se sustentar ao longo do tempo.

O nosso plano de ação é o resultado da soma da sustentabilidade institucional, ambiental e econômica, concebendo, entre elas, uma relação interdependente.

Como sustentabilidade institucional compreendemos o fortalecimento de nossas instâncias - Conselho Escolar, APM,  Coordenações  Pedagógicas e Assembléias Escolares - por meio da prática democrática e construção coletiva.

No âmbito da sustentabilidade ambiental, desenvolvemos ações concebidas no Projeto Político Pedagógico e na Agenda 21 Local, como a horta orgânica, espiral de ervas e o plantio de jardins e cercas vivas.

Inteirando o projeto, a sustentabilidade econômica aparece na reformulação da APM, efetivando-a como instituição capaz de favorecer a participação e fiscalização da comunidade escolar na sua gestão financeira, além de captar e gerir recursos complementares. No Plano de Investimento Participativo, foram mapeadas as fontes de recursos e levantadas as necessidades de cada setor.

Partindo ainda da compreensão de nossa incompletude institucional, estamos construindo uma rede de parcerias para nos auxiliar não só materialmente, mas tecnicamente na implementação de nosso projeto.

Desta forma, buscamos fortalecer nossas relações internas, qualificar nosso impacto socioambiental, visando ainda, a promoção da cidadnia, formando cidadãos sujeitos de seus direitos e deveres no desenvolvimento de uma sociedade igualitária, justa e sustentável.
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